segunda-feira, 11 de maio de 2015

Clareamentos dentários e seus limites

Um tema muito oportuno foi-me proposto por alguns clientes estes dias  , que questionaram sobre as consequências de se realizar o clareamento dentário inadvertidamente, por essa razão escrevo estas breves palavras.
É muito comum termos uma procura significativa nos consultórios odontológicos por tratamentos estéticos , dentre eles,  o clareamento se distingue como um dos mais empregados , já que seu custo/benefício é palpável pela maioria das pessoas.
Dentre as técnicas empregadas temos duas preponderantes , a caseira , realizada com o emprego de gel acondicionado em moldeiras de silicone, e a de consultório , com o emprego de soluções mais concentradas sob a ação de luz LED/Laser, aplicadas sob a supervisão profissional .
Maiores problemas estão relacionados a técnica caseira , pois muitas vezes os pacientes , por falta de orientação , ou por ignorar as recomendações técnicas, usam os agentes clareadores de maneira exagerada. Alguns aplicam os géis semanalmente , na tentativa de obter um efeito mais expressivo, outros utilizam os produtos por mais tempo , o que pode acarretar em danos momentâneos ou até permanentes as estruturas dentárias e adjacentes, como a gengiva e osso por exemplo.
Em todo tratamento estético , costumo alertar os clientes quanto as limitações das técnicas, sendo que em alguns casos , devido ao escurecimento dentário , não podemos obter aquilo que o indivíduo almeja, nem mesmo aplicando abusivamente os produtos.  Nestas situações , faço uma alusão ao sorriso das estrelas globais, que em sua grande maioria são artificiais , obtidos através de técnicas cosméticas consagradas , como as facetas de porcelana ou lentes de contato. Ou você acha que aqueles lindos sorrisos branquíssimos vieram com eles?
O uso recorrente de géis clareadores pode causar e agravar   a sensibilidade dentária , bem como danos pulpares e até reabsorções radiculares. Por isso a importância de recomendação profissional para cada caso.

Se considerarmos todos estes aspectos acima mencionados , devemos procurar um dentista habilitado em estética para oferecer-lhe toda a segurança e conforto necessários a um tratamento desta natureza, não é mesmo?