terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tratamentos precoces na Ortodontia são necessários?

Uma das indagações mais comuns na Clínica Ortodôntica é sobre a necessidade ou não de tratarmos as crianças precocemente.
Isto se deve ao raciocínio dos pais de que não vale a pena tratar e gastar com um tratamento que posteriormente exigirá uma complementação.
Nosso entendimento, e da maioria dos profissionais habilitados em Ortodontia, é de que quando uma má oclusão é diagnosticada, e o paciente (criança) tenha condições de tolerar a terapia, ela deve ser iniciada de imediato.
Esta "pronta atitude" leva em consideração a fase de desenvolvimento e crescimento ósseo do indivíduo, que quanto mais cedo, mais favorável para conduzir as arcadas  dentárias numa harmonia oclusal ideal. A idade de 7-8 anos é onde temos melhores condições de empregar técnicas preventivas, como a Ortopedia Facial. Com esta abordagem, e o emprego de aparelhos móveis, na maior parte das vezes intra-orais, os Ortodontistas conseguem reestruturar as bases ósseas, para que elas futuramente tenham um melhor engrenamento.
Na maior parte dos casos, a aparatologia fixa é necessária numa fase complementar do tratamento, quando o paciente já possui todos os dentes permanentes posicionados na boca, mas esta etapa se torna mais rápida, sem dúvida nenhuma, com a intervenção ortopédica precoce.
Pode-se dizer que, inclusive, evitamos inúmeras cirurgias orais mais complexas no futuro , ao empregarmos a Ortodontia Preventiva e Corretiva precocemente.
Por isto a importância de consultar um Ortodontista para saber a necessidade ou não de aparelho para que a criança possa se desenvolver plenamente.

Clínica Ortokist
Av. Getúlio Vargas, 158 Centro - Jaraguá do Sul - SC
Tel: (47) 3372 3755 / (47) 9639 3360