sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Lesões de abfração são muito comuns nos dentes permanentes!

Voltando das merecidas férias e de um manancial tremendo para explorar no meu blog sobre as técnicas e situações mais corriqueiras do nosso cotidiano , hoje vou tratar das lesões de abfração , que são muito comuns em indivíduos adultos, e tem causa multifatorial.
Dentre as causas mais frequentes podemos destacar a própria condição anatômica dos dentes , que apresentam uma camada de esmalte muita fina na região cervical (base do dente), e que eventualmente "quebra", devido aos esforços mastigatórios incidirem demasiadamente nestas áreas. 
Sua presença pode progredir , caso o indivíduo tenha hábitos parafuncionais , como o bruximo , ou mesmo a escovação traumática, com o emprego de escovas com cerdas duras e cremes dentais abrasivos. 
A retração gengival nestes casos  ocorre também , agravando-se lentamente , pelo acúmulo de placa nas áreas retentivas, em forma de cunha principalmente. 
Para tratar estes casos , é necessário um diagnóstico preciso , que identifique o motivo pelo qual as lesões surgiram , permitindo assim que um tratamento seja proposto com um prognóstico favorável. 
Hoje dispomos de diversos artifícios estéticos para restaurar estas regiões com a maior naturalidade possível , não descartando sobretudo, a possibilidade de realizarmos enxertos , através de cirurgias plásticas periodontais para restabelecer  o padrão estético gengival com relação aos dentes vizinhos. 
Marque uma avaliação e obtenha mais informações a respeito!
Dr Jonathan Mandalho
Periodontista
Tel :47 3372 3755

Nenhum comentário:

Postar um comentário