quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Aleitamento materno e sua importância na saúde bucal

Sabemos que o  aleitamento materno é fundamental para a criança, pois traz diversos nutrientes necessários para seu pleno desenvolvimento, não é mesmo?
Além disso, sabe-se que amamentação é um momento único que só mãe e filho podem compartilhar e fortalece os laços sentimentais entre ambos.
No entanto , ainda são pouco difundidos os benefícios que ela traz para o desenvolvimento facial e da dentição na primeira infância.
Neste texto procuramos ressaltar tais aspectos, fundamentais para se evitar oclusopatias ( problemas de mordida) precoces.
O movimento de sucção realizado pelo nenê durante a amamentação produz estímulos a musculatura bucal, que geram  crescimento ósseo adequado e correta relação entre as arcadas dentárias.
O sistema respiratório e posicionamento lingual são otimizados, já que a respiração nasal é empregada enquanto a língua trabalha a aréola e o mamilo.
O abandono precoce  ou mesmo a não utilização do seio materno pode acarretar em diversos problemas para o bebê. Primeiro porque o uso da mamadeira não oferece similaridade comparável ao esforço de sucção da criança no seio da mãe. Nestes casos, encontramos na maioria das vezes, o hipodesenvolvimento do conjunto mastigatório, falhas na adequação da deglutição e da fala, alterações da respiração e má-oclusões.
O vínculo entre mãe e filho na amamentação deve perdurar até o sexto mês, para que seus benefícios sejam bem assimilados pela criança e propiciem um pleno desenvolvimento do organismo, nesta fase tão crucial de formação do corpo humano.
Maiores dúvidas podem ser esclarecidas com nossa equipe especializada, entre em contato conosco!
Clínica Ortokist
Tel: (47) 3372 3755

Nenhum comentário:

Postar um comentário