quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Retratamentos em Ortodontia

É muito comum nos dias de hoje recebermos pacientes com queixas referentes aos seus tratamentos ortodônticos realizados, e que não chegaram a um resultado desejado.
Novos sistemas possibilitam tratamentos mais rápidos e menos desconfortáveis.

Talvez isto esteja ligado a nossa realidade do mercado de trabalho na Odontologia, que se expandiu rápida e abruptamente, sem trazer consigo o conhecimento e segurança necessários aos tratamentos ora propostos.
Na Ortodontia temos uma situação peculiar, onde a metodologia de tratamento vigente em boa parte das clínicas é a de quantidade e não de qualidade. A intenção de ter maior número e captar clientes a qualquer custo nivelou por baixo nossa especialidade, trazendo consigo diversos problemas para os pacientes.
Desde o tempo de tratamento, que em média varia de 2 a 3 anos, dependendo do caso, extrapola o bom senso, chegando a levar em alguns casos mais que o dobro do necessário. Isto pode estar associado à implementação das "manutenções", que na verdade são mensalidades pagas ao profissional que realiza o tratamento. No desejo de continuar ganhando dinheiro com o cliente, muitas vezes os dentistas acabam estendendo um pouco o período de permanência do aparelho na boca para continuar recebendo honorários.
Somado a ganância, vem a falta de preparo especializado. Os consultórios ortodônticos de grande rotatividade geralmente contratam profissionais para trabalhar por porcentagem e metas de trabalho, o que vem a dirimir a qualidade do atendimento, considerando que a permanência destes odontólogos nestas clínicas é curta, devido a baixa remuneração e alta responsabilidade.
Constato nestes anos de experiência profissional que a instalação de aparelho, que deveria ser precedida por um condicionamento da cavidade bucal, tratando-se cáries, realizando raspagens, profilaxias, extrações, não recebe mais essa atenção preventiva por uma ampla gama de colegas. O que pode acarretar em sérios problemas no futuro, como inflamações e infecções gengivais ou outras anomalias potenciais que deveriam ser abordadas previamente à Ortodontia.
Arco do Sorriso, um dos objetivos almejados em terapias ortodônticas
Princípios básicos de oclusão ( mordida ), que são um dos objetivos principais da mecânica ortodôntica também não são respeitados. Vejo que em muitos casos , após o alinhamento e nivelamento dos dentes nas fases iniciais de tratamento, o engrenamento das arcadas é suprimido pela falta de conhecimento e técnica necessárias para se obter o equilíbrio da mastigação.
E estas razões somadas tem um potencial enorme de gerar insatisfações dos pacientes, que tem uma expectativa miníma de resultados a serem obtidos com o tratamento.
Por isso, indagar o profissional que for lhe atender, estar atento aos exames solicitados, conferir o  planejamento, os  honorários profissionais,  a estimativa de tempo de terapia, são questões imprescindíveis que devem ser tratadas previamente quando se deseja realizar um tratamento ortodôntico,  para não se ter uma tremenda dor de cabeça para resolver no futuro.

CLÍNICA ORTOKIST - JARAGUÁ DO SUL
ESPECIALIZADA EM ORTODONTIA
15 ANOS DE SUCESSO
TEL; (47) 3372 3755 / 99639 3360

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O emprego dos selantes dentários na prevenção às cáries.

Este artigo do meu blog tem o intuito de informar a comunidade sobre o que são os selantes dentários e quais as suas indicações no ambiente do consultório.
Primeiramente para entendermos melhor o tema, é necessário o conhecimento anatômico da estrutura dental, já que os selantes visam "selar" estruturas predisponentes ao desenvolvimento da cárie dentária.
Tanto os dentes decíduos, como os dentes permanentes , nas regiões posteriores ( de trás )  apresentam sulcos e fissuras. Muitas vezes estas regiões são profundas e retém alimentos e placa bacteriana, favorecendo o metabolismo microbiológico e o surgimento de cáries no esmalte.

A irrupção (nascimento) dos dentes permanentes inicia-se por volta dos 6 anos de idade, onde os incisivos e molares começam a despontar na gengiva, causando algum tipo de desconforto para as crianças. Nesta idade, sabemos que a maioria a criançada não é muito religiosa quanto à sua higiene bucal, devendo os pais cobrarem  e monitorarem a escovação diariamente. 

 Os selantes são resinas fluídas que incorporam-se à estrutura dentária através de um condicionamento ácido, desta forma obliteram regiões suscetíveis, geralmente os molares permanentes, e impedem o desenvolvimento das cáries dentárias.
 O tratamento em si é muito simples, podendo ser realizado pelo clínico geral ou pelo especialista em Odontopediatria, e não requer anestesia.  Costumo fazer a aplicação em todos os dentes indicados em apenas uma sessão para não exigir muitas vindas ao consultório, até porque o procedimento requer poucos minutos para ser aplicado. Apenas exige-se que o dente esteja limpo e seco para a aplicação dos produtos, garantindo sua durabilidade.
Bom , com estas informações, os pais devem raciocinar quanto à saúde bucal de seus filhos e saber que  vale muito a pena atuarmos preventivamente  com as crianças,  para que não se tenha dor de cabeça futura com dor de dente e procedimentos mais invasivos e onerosos nos pequeninos.