sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O emprego dos selantes dentários na prevenção às cáries.

Este artigo do meu blog tem o intuito de informar a comunidade sobre o que são os selantes dentários e quais as suas indicações no ambiente do consultório.
Primeiramente para entendermos melhor o tema, é necessário o conhecimento anatômico da estrutura dental, já que os selantes visam "selar" estruturas predisponentes ao desenvolvimento da cárie dentária.
Tanto os dentes decíduos, como os dentes permanentes , nas regiões posteriores ( de trás )  apresentam sulcos e fissuras. Muitas vezes estas regiões são profundas e retém alimentos e placa bacteriana, favorecendo o metabolismo microbiológico e o surgimento de cáries no esmalte.

A irrupção (nascimento) dos dentes permanentes inicia-se por volta dos 6 anos de idade, onde os incisivos e molares começam a despontar na gengiva, causando algum tipo de desconforto para as crianças. Nesta idade, sabemos que a maioria a criançada não é muito religiosa quanto à sua higiene bucal, devendo os pais cobrarem  e monitorarem a escovação diariamente. 

 Os selantes são resinas fluídas que incorporam-se à estrutura dentária através de um condicionamento ácido, desta forma obliteram regiões suscetíveis, geralmente os molares permanentes, e impedem o desenvolvimento das cáries dentárias.
 O tratamento em si é muito simples, podendo ser realizado pelo clínico geral ou pelo especialista em Odontopediatria, e não requer anestesia.  Costumo fazer a aplicação em todos os dentes indicados em apenas uma sessão para não exigir muitas vindas ao consultório, até porque o procedimento requer poucos minutos para ser aplicado. Apenas exige-se que o dente esteja limpo e seco para a aplicação dos produtos, garantindo sua durabilidade.
Bom , com estas informações, os pais devem raciocinar quanto à saúde bucal de seus filhos e saber que  vale muito a pena atuarmos preventivamente  com as crianças,  para que não se tenha dor de cabeça futura com dor de dente e procedimentos mais invasivos e onerosos nos pequeninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário