quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

As 10 dúvidas mais frequentes sobre clareamento dental

Na rotina do consultório é muito comum que alguns pacientes questionem sobre clareamento dental, por essa razão listei as 10 perguntas mais frequentes para facilitar a pesquisa e instrução daqueles que desejam melhorar seu sorriso.



1- O Clareamento compromete o dente? A princípio não. Quando bem indicado e controlado por um profissional, não há risco de comprometimento da estrutura dentária, pois os produtos aplicados agem superficialmente no esmalte do dente, quebrando moléculas de pigmentos, tornando o dente mais claro.

2- Não posso tomar café, e /ou outras bebidas com corantes durante o tratamento? Estudos recentes evidenciaram que não há manchamento dos dentes com a ingestão de café, vinho, etc... Mas toda precaução é válida, tomar um suco de beterraba logo após o clareamento já seria um exagero , não é mesmo?

3- O Clareamento à laser é melhor do que o caseiro? O resultado final é o mesmo, somente a velocidade para obtenção de um tom mais claro nos dentes é mais rápida com o emprego de soluções concentradas no consultório se  comparadas a utilização das moldeiras pelo paciente.

4- Os dentes ficam sensíveis? Dependendo a abordagem do profissional podem ficar sim, mas se num exame clínico criterioso o dentista analisar  a estrutura dentária,  observando a presença de retrações gengivais , etc... , ele saberá qual terapia será mais indicada para a determinada situação, evitando assim incômodos dolorosos.
5- De quanto em quanto tempo posso fazer clareamento nos dentes? Alguns pacientes, se pudessem, fariam aplicações diárias, mas isto pode acarretar em sérios danos para as estruturas dentárias. Como o manchamento dos dentes é recorrente pelos pigmentos contidos nos alimentos sugiro um "retoque", com a aplicação do gel na moldeira após um ano entre um a dois dias, por um período menor de aplicação.

6- Vou ficar com os dentes branquinhos, que nem os artistas da TV? Não, os sorrisos globais geralmente envolvem tratamentos estéticos maiores, com o emprego de facetas em porcelana, que tornam os  dentes brancos. Mas os resultados , em alguns pacientes, ficam muito próximos disto  ou até  além do desejado.

7- Custa muito caro? Os tratamentos à laser custam mais por demandar mais tempo do profissional com o paciente no consultório. Já a técnica supervisionada, onde o cliente faz o tratamento em casa , sai mais em conta e por isso mesmo é a metodologia mais empregada atualmente.
8- Dentes com canal clareiam também? Por se tratarem de dentes sem vitalidade, há um escurecimento  natural da estrutura dentária, por vezes necessitamos empregar outras técnicas para alcançarmos uma cor próxima a dos dentes naturais.

9- Existe alguma contra-indicação para este tratamento? Não recomendamos a aplicação de clareadores em jovens menores de 16 anos e em pacientes gestantes. Algumas outras  particularidades são evidenciadas ao exame clínico e, se presentes, o profissional adequará o tratamento para obter o resultado almejado.
10- Produtos encontrados em farmácias e pastas clareadoras funcionam? Os produtos vendidos comercialmente como "clareadores" nos mercados e farmácias são apenas cremes compostos por soluções mais abrasivas, que ao longo do tempo podem causar a  abrasão da estrutura dentária (esmalte e dentina), portanto ler a bula antes é o primeiro passo para entrar nesta "aventura".

Embora tenha colocado as perguntas mais frequentes, é muito comum que surjam outras dúvidas, e estas poderão ser esclarecidas antes, durante e após o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário