quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Restaurações dentárias estéticas

Hoje abordarei um tema bastante difundido na Odontologia Moderna , que é o emprego das restaurações estéticas dentárias.
Como os antigos materiais restauradores pecavam pela falta de estética , pois em sua grande maioria eram compostos metálicos , a indústria odontológica desenvolveu ao longo do tempo materiais com melhores propriedades físicas e semelhantes aos dentes naturais.
Toda esta evolução concentrou-se na resina composta , que antigamente oferecia grande dificuldade para o odontólogo  manusear , e mascara-la , principalmente na linha de união entre o dente e a restauração. Afinal , existe coisa mais desagradável do que sorrir e aquela restauração feita ficar diferente dos outros dentes?
Várias técnicas foram desenvolvidas para "esconder" a restauração , e torna-la  imperceptível ao olho nu. Para isso foram criados materiais com diversos nuances de cor e tonalidades , para que fossem copiados todos os detalhes encontrados na dentição natural.
Muitas marcas estão presentes no mercado


, mas as resinas Empress Direct são consideradas as melhores resinas para restaurações diretas, no que se refere as propriedades de fluorescência , lisura superficial e gama de cores para atender a demanda estética dos profissionais que trabalham nesta área.
A evolução foi tão grande que hoje podemos indicar as resinas também para a substituição de restaurações antigas nos dentes posteriores ( de trás), algo que até pouco tempo não era praticado em virtude da fragilidade deste material ,
A Odontologia quando praticada com materiais de primeira linha  , como os citados acima , e sobretudo , com a "mão"  de um bom profissional tem tudo para dar certo.
Não hesite em perguntar ao seu Dentista qual material será utilizado para a restauração de seus dentes, isso pode fazer toda a diferença!
Em nossa clínica primamos pela qualidade e formação técnica , e lá você poderá encontrar isto e muito mais.
tel: (47) 3372 3755

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Auto-ligados, porque são melhores?

A Ortodontia sofreu uma verdadeira revolução nestes últimos anos com o surgimento dos sistemas auto-ligados, pois eles oferecem diversas comodidades para os pacientes e profissionais que adotaram esta modalidade de tratamento ortodôntico.
Este novo sistema difere do convencional basicamente por não ser necessário o emprego das famosas "borrachinhas" que seguram os fios no aparelho dentário,  já que os próprios bráquetes vêm com um dispositivo interno para prender o fio, permitindo um deslize melhor dos fios  e uma biomecânica mais rápida.
É propagado no meio comercial que seu emprego  evita a indesejada necessidade de extrações dentárias, isto é explicado porque um dos benefícios desta tecnologia é a expansão das arcadas dentárias, o que acaba criando mais espaço para o alinhamento e nivelamento dos dentes. Mas como diz o velho ditado; "nem tudo que reluz é ouro" ,  devemos ter cuidado em sua indicação, pois muitos fatores  devem ser analisados para que empregue-se esta tecnologia no tratamento.
As vantagens deste aparelho são inúmeras em relação as técnicas convencionais, já que a ausência de borrachinhas retém menos placa bacteriana ao redor dos bráquetes, propiciando uma melhor saúde gengival dos pacientes durante o tratamento. Isto é de suma importância em pessoas com problemas periodontais ( de gengiva). 


Somado a isso,  o emprego de fios  inteligentes, com tecnologia desenvolvida na NASA, enriquecidos com Cobre e Níquel-Titânio, agilizam o tratamento sensivelmente, requerendo menor troca  de fios e, consequentemente, número de consultas .
Desta forma, a  rotina de consultas mensais também muda, sendo que os intervalos variam de 45 dias a 2 meses entre as visitas e o tempo de tratamento também é suprimido geralmente em torno de 6 meses a 1 ano. O que se torna um dos grandes atrativos desta técnica , já que hoje as pessoas tem menos tempo para as consultas e querem os resultados mais rápidos .
Além disso, as consultas são mais rápidas e o desconforto com o aparelho muito menor, pois as forças transmitidas aos dentes são relativamente menores do que as causadas com os aparelhos convencionais.
Na Ortokist você encontra esta modalidade de tratamento e muito mais, agende já  a sua consulta!

Dr. Jonathan Mandalho CRO-SC 7790
Clínica Ortokist
Av. Getulio Vargas, 158 Centro
Jaraguá do Sul - SC
 Tel (47) 3372 37 55 ou Whatsapp 9 9639 3360


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lentes de contato, nos dentes??

São tantos os avanços na Odontologia que a cada dia surge um tema novo para colocar aqui no meu blog. O de hoje são as lentes de contato , não as do oftalmologista pra colocar nos olhos , e sim as feitas para os dentes!
Isso mesmo , lente de contato para os dentes! Elas receberam esta denominação porque se assemelham as lentes dos olhos , pois são extremamente finas e delicadas , mas são distintas na natureza do material , pois são confeccionadas com porcelanas.
Uma grande vantagem da indicação dos fragmentos  cerâmicos é que não precisamos fazer os desgastes convencionais exigidos quando empregamos a técnica de facetas. É claro que esta decisão deve ser tomada diante de um amplo exame diagnóstico , com radiografias , modelos de estudo e enceramento diagnóstico , para poder indicar com propriedade qual modalidade de tratamento estético a  ser adotado.
Em tratamentos ortodônticos são de extrema valia para fechar espaços que o Ortodontista não conseguiu com o aparelho .


Estas lâminas de porcelana , quando executadas por um profissional capacitado , podem transformar o sorriso do individuo , pois trará harmonia e proporção aos dentes em relação ao sorriso.
Um grande temor dos meus pacientes é sobre a estabilidade e garantia nos resultados , pois questionam se as peças não vão soltar facilmente , etc...  E o que posso dizer é que os laminados cerâmicos tem excelente adesão a estrutura dental , e que quando realizada adequadamente, tem união firme, garantindo resistência ao trabalho depois de instalado.
Nem tudo é maravilhoso como se vende por aí , portanto é necessário cautela para indicar esta terapia , já que alguns problemas podem surgir se não for indicada no caso adequado.
Estou à disposição no consultório para esclarecer suas dúvidas !

Dr Jonathan Mandalho CROSC 7790
Clínica Ortokist
Jaraguá do Sul - SC - Brasil
e-mail: ortokist@gmail.com
Tel 55 47 3372 37 55 ou whatsapp 55 47 99639 3360

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A importância do enceramento diagnóstico.

Uma das ferramentas essenciais ao profissional que trabalha com estética bucal hoje em dia é o emprego do enceramento diagnóstico.
É nele que o Dentista e o próprio paciente podem visualizar as modificações necessárias , ou mesmo a reconstituição das estruturas dentárias que foram perdidas ao longo do tempo , quer seja por desgaste advindo da mastigação , ou por traumas.
A primeira conduta no planejamento do caso é a moldagem para a obtenção dos modelos de estudo , e neles o Cirurgião Dentista , juntamente com o Técnico em Prótese Dentária , realizam as análises necessárias para devolver a forma aos dentes prejudicados.
Com a evolução dos softwares na Odontologia , hoje também é possível  visualizarmos as condições desarmônicas do sorriso através de programas de computador. Dispositivos foram criados para que o tratamento virtual seja visível e o paciente possa ter uma estimativa de como vai ficar após o tratamento ser realizado. Um dos programas que utilizo hoje nos tratamentos é o DSD (Digital Smile Designer).
Se o paciente não tem ainda uma segurança efetiva do que quer , com o enceramento podemos fazer um "mockup", que nada mais é do que um protótipo das facetas ou fragmentos cerâmicos que precisarão ser elaborados para a resolução estética definitiva.
As fotos de perfil , atentando principalmente para as proporções áureas , e a linha do sorriso , são de suma importância para verificarmos onde precisamos atuar. Já que muitas vezes a estética bucal envolve a gengiva e a disposição dentária ideal  com a Ortodontia.
Portanto não se assuste se o seu Dentista lhe pedir um enceramento diagnóstico , isso é sinal que ele sabe das coisas e deseja ter uma previsibilidade do tratamento.


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Clareamento Dental , qual o melhor?

Uma das dúvidas mais frequentes de meus pacientes no consultório  é saber qual a melhor forma de tratamento para clarear os dentes.
Hoje temos uma gama enorme de produtos e técnicas no mercado odontológico ,  por isso a importância do esclarecimento e avaliação profissional para se determinar qual a conduta adequada para cada situação.
Embora a variedade seja tremenda, o clareamento  resume-se em duas técnicas predominantemente; a caseira e a realizada no consultório.
Com a realização de minha pós graduação na área estética, posso dizer que a melhor técnica deve ser determinada de acordo com a situação do paciente, já que existem indicações e contra indicações de alguns tipos de procedimentos de acordo com a condição bucal da pessoa.
Por exemplo , se o indivíduo tem muitas retrações de gengiva , o que expõe a raiz do dente ao meio bucal e torna-os sensíveis, já contraindico a técnica caseira , onde é empregado gel clareador com auxílio de moldeiras e não se tem um controle adequado da aplicação. Esta situação é rotineira , já que tem um custo menor,  e por vezes desestimula o paciente a continuar com o tratamento.
O clareamento à laser , feito em consultório , é o que obtemos um resultado mais rápido , pela concentração maior do produto a ser aplicado nos dentes. tendo a vantagem que o profissional aplica o produto , resguardando áreas com potencial de maior sensibilidade.
Reabilitações estéticas com clareamentos dentários invariavelmente obrigam a substituição de restaurações antigas e/ou próteses após o clareamento, pois elas não reagem aos clareadores como a estrutura dentária.
O registro inicial  da cor dos dentes e a franca conversa com o cliente a respeito dos resultados estimados do tratamento também são fundamentais , para que não se crie uma falsa expectativa de um resultado.
Saibam que os sorrisos televisivos , das estrelas globais , são quase 100% artificiais , com o uso de facetas estéticas de porcelana, ou lentes de contato....
Converse com um profissional qualificado e saiba mais sobre as reais possibilidades que a Odontologia Estética pode lhe oferecer.


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Restaurações indiretas de porcelana, valem à pena?

Muitos pacientes me perguntam qual seria a melhor solução para as restaurações extensas de seus dentes, e na maior parte dos casos indico as restaurações indiretas em porcelana , também chamadas inlays ou onlays.
Esse artifício surgiu há muito tempo na Odontologia , já que as restaurações em amálgama e atualmente as de resina composta tem limitações quando feitas em cavidades amplas, onde dificilmente consegue-se um bom contorno das paredes restauradas, o que propicia impacção alimentar e problemas gengivais .
Indico hoje  o emprego dos trabalhos "indiretos" ,  em praticamente todas as restaurações, principalmente quando há comprometimento de mais de 1/3 da estrutura dental , e também quando há envolvimento de cúspides.
A segurança e resistência  desta técnica é obtida porque estas restaurações "cobrem" o dente comprometido e restabelecem função , forma e estética.
Acontece com frequência a situação dos pacientes virem com dentes fraturados , justamente pela falta de indicação apropriada deste procedimento, já que o profissional  ao invés de "proteger" o remanescente dentário , decidiu fazer uma restauração direta  , que em algumas situações ,

 fragiliza as paredes dentárias. Dentes tratados endodonticamente  também  ficam mais frágeis , em virtude da perda de vitalidade, e são obrigatoriamente indicados a esta modalidade de tratamento.
Apesar de terem um custo maior nos consultórios, as inlays , ou onlays  são de uso rotineiro pelos profissionais que detém maior conhecimento em reabilitações, pois sabem da durabilidade e garantia oferecidos por esta técnica.
Para a realização destes procedimentos são necessárias duas consultas, uma onde o dente é preparado e moldado , e numa segunda sessão realiza-se a cimentação da peça. Que devolve forma , contorno e resistência ao dente "avariado".
Outros materiais como os cerômeros , que na verdade são  resinas de laboratório, também podem ser indicados , mas tem menor relevância hoje em dia porque as cerâmicas apresentam inúmeras vantagens sobre eles, em lisura superficial , polimento e resistência.
Então se algum dia deparar-se com uma fratura de dente ou restauração , lembre-se que as restaurações indiretas são a melhor indicação no ponto de vista estético e funcional, e valem a pena sim!!

Dr. Jonathan Mandalho
Tel. (47) 3372 3755

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Facetas Diretas em Resina Composta, quando empregar?

Hoje tratarei de um assunto muito interessante e prático na Odontologia Moderna , que é o emprego da técnica de facetas diretas com resinas compostas.
Esta técnica foi desenvolvida há muito tempo , com o objetivo de mascarar as deficiências estéticas dos dentes, quer seja por manchamentos , tratamentos de canal ou o próprio escurecimento dentário decorrente dos corantes dos alimentos.
O conceito antigo levava ao preparo (desgaste) dos dentes em quase todas as situações, sendo que atualmente tivemos uma inversão desta indicação, para sermos  mais conservadores com as estruturas dentárias. Pois sabe-se que  o desgaste é irreversível, já que não tem como voltar atrás.
E isto surgiu com a evolução dos sistemas adesivos , que oferecem uma maior adesão dos materiais restauradores aos dentes, e também de uma abordagem estética preliminar no planejamento dos casos, com o "enceramento diagnóstico".
Este artifício , quando empregado pelo profissional , permite que se visualize a necessidade ou não do uso de brocas ou compensações para obter-se o volume de material necessário. Requer uma moldagem preliminar , onde são obtidos os modelos de estudo para análise estética criteriosa.
O registro fotográfico é feito obrigatoriamente , já que alguns detalhes importantes não são percebidos no modelo , como a linha do sorriso , cor dos dentes, etc....
A vantagem desta modalidade de tratamento , é que possibilita uma modificação  estética imediata e acessível , já que os laminados cerâmicos custam mais caro por requererem mão de obra laboratorial especializada.
O emprego de resinas , como a Empress Direct , permitem que o profissional reproduza detalhes anatômicos das estruturas dentárias com uma naturalidade tremenda.
Consulte-nos e saiba mais dos benefícios que estes tratamentos podem trazer para o seu sorriso e sua vida!
O caso selecionado demonstra uma indicação clássica para o emprego da técnica de facetas diretas em resina.