quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Facetas Diretas em Resina Composta, quando empregar?

Hoje tratarei de um assunto muito interessante e prático na Odontologia Moderna , que é o emprego da técnica de facetas diretas com resinas compostas.
Esta técnica foi desenvolvida há muito tempo , com o objetivo de mascarar as deficiências estéticas dos dentes, quer seja por manchamentos , tratamentos de canal ou o próprio escurecimento dentário decorrente dos corantes dos alimentos.
O conceito antigo levava ao preparo (desgaste) dos dentes em quase todas as situações, sendo que atualmente tivemos uma inversão desta indicação, para sermos  mais conservadores com as estruturas dentárias. Pois sabe-se que  o desgaste é irreversível, já que não tem como voltar atrás.
E isto surgiu com a evolução dos sistemas adesivos , que oferecem uma maior adesão dos materiais restauradores aos dentes, e também de uma abordagem estética preliminar no planejamento dos casos, com o "enceramento diagnóstico".
Este artifício , quando empregado pelo profissional , permite que se visualize a necessidade ou não do uso de brocas ou compensações para obter-se o volume de material necessário. Requer uma moldagem preliminar , onde são obtidos os modelos de estudo para análise estética criteriosa.
O registro fotográfico é feito obrigatoriamente , já que alguns detalhes importantes não são percebidos no modelo , como a linha do sorriso , cor dos dentes, etc....
A vantagem desta modalidade de tratamento , é que possibilita uma modificação  estética imediata e acessível , já que os laminados cerâmicos custam mais caro por requererem mão de obra laboratorial especializada.
O emprego de resinas , como a Empress Direct , permitem que o profissional reproduza detalhes anatômicos das estruturas dentárias com uma naturalidade tremenda.
Consulte-nos e saiba mais dos benefícios que estes tratamentos podem trazer para o seu sorriso e sua vida!
O caso selecionado demonstra uma indicação clássica para o emprego da técnica de facetas diretas em resina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário