terça-feira, 7 de outubro de 2014

Restaurações indiretas de porcelana, valem à pena?

Muitos pacientes me perguntam qual seria a melhor solução para as restaurações extensas de seus dentes, e na maior parte dos casos indico as restaurações indiretas em porcelana , também chamadas inlays ou onlays.
Esse artifício surgiu há muito tempo na Odontologia , já que as restaurações em amálgama e atualmente as de resina composta tem limitações quando feitas em cavidades amplas, onde dificilmente consegue-se um bom contorno das paredes restauradas, o que propicia impacção alimentar e problemas gengivais .
Indico hoje  o emprego dos trabalhos "indiretos" ,  em praticamente todas as restaurações, principalmente quando há comprometimento de mais de 1/3 da estrutura dental , e também quando há envolvimento de cúspides.
A segurança e resistência  desta técnica é obtida porque estas restaurações "cobrem" o dente comprometido e restabelecem função , forma e estética.
Acontece com frequência a situação dos pacientes virem com dentes fraturados , justamente pela falta de indicação apropriada deste procedimento, já que o profissional  ao invés de "proteger" o remanescente dentário , decidiu fazer uma restauração direta  , que em algumas situações ,

 fragiliza as paredes dentárias. Dentes tratados endodonticamente  também  ficam mais frágeis , em virtude da perda de vitalidade, e são obrigatoriamente indicados a esta modalidade de tratamento.
Apesar de terem um custo maior nos consultórios, as inlays , ou onlays  são de uso rotineiro pelos profissionais que detém maior conhecimento em reabilitações, pois sabem da durabilidade e garantia oferecidos por esta técnica.
Para a realização destes procedimentos são necessárias duas consultas, uma onde o dente é preparado e moldado , e numa segunda sessão realiza-se a cimentação da peça. Que devolve forma , contorno e resistência ao dente "avariado".
Outros materiais como os cerômeros , que na verdade são  resinas de laboratório, também podem ser indicados , mas tem menor relevância hoje em dia porque as cerâmicas apresentam inúmeras vantagens sobre eles, em lisura superficial , polimento e resistência.
Então se algum dia deparar-se com uma fratura de dente ou restauração , lembre-se que as restaurações indiretas são a melhor indicação no ponto de vista estético e funcional, e valem a pena sim!!

Dr. Jonathan Mandalho
Tel. (47) 3372 3755

Nenhum comentário:

Postar um comentário