quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A importância do enceramento diagnóstico.

Uma das ferramentas essenciais ao profissional que trabalha com estética bucal hoje em dia é o emprego do enceramento diagnóstico.
É nele que o Dentista e o próprio paciente podem visualizar as modificações necessárias , ou mesmo a reconstituição das estruturas dentárias que foram perdidas ao longo do tempo , quer seja por desgaste advindo da mastigação , ou por traumas.
A primeira conduta no planejamento do caso é a moldagem para a obtenção dos modelos de estudo , e neles o Cirurgião Dentista , juntamente com o Técnico em Prótese Dentária , realizam as análises necessárias para devolver a forma aos dentes prejudicados.
Com a evolução dos softwares na Odontologia , hoje também é possível  visualizarmos as condições desarmônicas do sorriso através de programas de computador. Dispositivos foram criados para que o tratamento virtual seja visível e o paciente possa ter uma estimativa de como vai ficar após o tratamento ser realizado. Um dos programas que utilizo hoje nos tratamentos é o DSD (Digital Smile Designer).
Se o paciente não tem ainda uma segurança efetiva do que quer , com o enceramento podemos fazer um "mockup", que nada mais é do que um protótipo das facetas ou fragmentos cerâmicos que precisarão ser elaborados para a resolução estética definitiva.
As fotos de perfil , atentando principalmente para as proporções áureas , e a linha do sorriso , são de suma importância para verificarmos onde precisamos atuar. Já que muitas vezes a estética bucal envolve a gengiva e a disposição dentária ideal  com a Ortodontia.
Portanto não se assuste se o seu Dentista lhe pedir um enceramento diagnóstico , isso é sinal que ele sabe das coisas e deseja ter uma previsibilidade do tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário